Biografia System Of A Down

O System Of a Down é uma banda californiana formada pelo quarteto de descendentes de armênios Serj Tankian (vocal), Shavo Odadjian (baixo), Daron Malakian (guitarra) e John Dolmayan (bateria). Em 1993 a banda começou a surgir de um encontro acidental de dois de seus membros, Serj e Daron, em um estúdio onde cada um ensaiava com sua própria banda. Eles logo perceberam que tinham muitos interesses musicais em comum e montaram a banda Soil. Shavo e John se juntaram aos outros membros em encontros por causa de aparições da banda na comunidade armena ou em clubes da região e finalmente surgiu o System Of A Down.

Um amigo do produtor Rick Rubin (que havia trabalhado com Slayer, Red Hot Chilli Peppers e outras bandas) levou-o até um dos shows do Soil e ele, empolgado com a banda, conseguiu um contrato com a American Recordings para produzir o primeiro álbum, auto-intitulado, em 1998. O debut foi certificado disco de platina nos Estados Unidos pela vendagem superior a um milhão de cópias.

Os vocais são poesia abstrata apimentada por questões políticas e religiosas; e a parte instrumental de um rock pesado, irônico e solto das amarras dos compassos fizeram com que o System Of A Down rapidamente se destacasse. Em 2001 foi a vez de Toxicity ser lançado. O álbum simplesmente estourou no mundo todo e vendeu mais de seis milhões de cópias. Estreando em primeiro lugar nas paradas da Billboard, ainda gerou quatro singles que foram número um nas paradas americanas.

O sucesso mundial foi tão grande que em 2002 eles lançaram o Steal This Album com 16 músicas que eram sobras de estúdio. Esse álbum vendeu mais de dois milhões de cópias no mundo todo e seu single principal “Boom” que fazia críticas abertas a política de George W. Bush foi um hit do movimento anti-guerra.

Após uma extensa turnê, a banda entrou em estúdio novamente e lançou em 2005 o álbum Mezmerize. As músicas são mais complexas, mais progressivas e mais experimentais do que nunca, enquanto reiteram a ironia e esquizofrenia de sua música. Os temas incluem relacionamentos, os demônios da televisão e das corporações de controle da mente, os mistérios da vida e da morte e a experiência surreal de um jogo de baseball. Em novembro de 2005, eles lançaram a continuação do trabalho, com um outro disco: Hypnotize.

Em pouco mais de uma década de existência, o System Of A Down já provou que sua proposta inicial estava correta: nem tudo na música já foi feito. E a criatividade aliada à inteligência e à forte personalidade. Peso levando a inquietude do rock à máxima potência.